Lentilha com Calabresa

Ingredientes:

– 250 g de lentilhas (2 pessoas) lavada

– 1 linguiça calabresa ou portuguesa defumada de boa procedência (tirado a pele e fatiada).

– 3 dentes de alho laminados

– 1 cebola média cortada em julienne ou cubos/picadas conforme sua preferência.

– 1 pimenta vermelha cortada em tirinhas/picada

– sal

– pimenta de o reino

– boa cachaça ou outro destilado (usei single malt); ajuda a dar um gostinho diferenciado, mas pode fazer sem flambar também.

Modo de fazer:

– Numa panela grossa (pode ser de pressão) colocar um pouco de óleo e fritar bem a calabresa; retirar a calabresa e descartar a gordura (para não ficar o gosto forte da gordura da calabresa, se preferir o gosto mais enjoado não descarte a gordura).

– Na mesma panela retorne a calabresa frita, adicione o alho, frite um pouco, adicione a pimenta em tirinhas e frite rapidamente, adicione a cebola e refogue até murchar e caramelizar um pouco; adicione o single malt/cachaça e flambe (tendo o cuidado para não chamuscar o cabelo).

– Adicione a lentilha e cubra de agua.

– Adicione o sal/pimenta do reino e tampe parcialmente a panela (fica mais fácil de ver o tempo de cozimento e manter os grãos inteiros e ao dente).

– Cozinhe por aproximadamente 20/25 minutos (se colocar na pressão 5 minutos) até os grãos ficarem no ponto que você prefere (mais ao dente ou mais mole).

– Acertar o sal se necessário, está pronto.

Acompanhamento:

– Arroz branco

-Abacaxi

Harmonização com vinhos:

Almoço de segunda feira resolvi dar um descanso para o fígado e a harmonização foi com suco de abacaxi.

No jantar já dá para tentar um vinho tinto leve como um Miolo Reserva Tempranillo, Sierra Cantabria roble, Canonnau da Sardegna, Perrin Vieille Ferme rouge, Musar Jeune, etc…

Um site WordPress.com.

Acima ↑

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: