Fié Gris (Sauvignon Gris)

A Fié Gris (Sauvignon Gris).

A Fié Gris é uma casta antiga, muito difundida no Vale do Loire até o advento da Philloxera, que no final do século XIX devastou os vinhedos da França.

Como a Fié Gris era uma casta de baixa produtividade, não foi levada em consideração no replantio das variedades branca do Loire, dando-se prioridade a castas como a Sauvignon Blanc e Chenin Blanc.

A não inclusão da Fié Gris nas castas prioritárias na formação das AOC do Loire em 1939, também foi determinante para o desaparecimento da mesma.

Mas nos anos 80, ela foi redescoberta por Jacks Preys, um vigneron de Touraine, que ao comprar uma propriedade de 50 ha em Mareuil sur Cher (pertinho de Pontlevoy), se deparou com uma parcela de 3 ha de vinhas muito velhas, de uma variedade não identificada, que na colheita deram frutos avermelhados, com o sumo branco.

Intrigado, procurou saber que uvas eram aquelas, e que ninguém conhecia; até que um senhor de mais de 80 anos, ex-especialista da INAO, a identificou como a Fié Gris.

Após a redescoberta da Fié Gris, especialistas estudaram por mais de 15 anos as melhores vinhas e fizeram a seleção massal, incluindo-a na biblioteca de vinhas francesa, permitindo acesso a interessados em cultivar a Fié Gris.

Só que demorou para ser inclusa nas cepas permitidas na AOC Touraine, como  Cépage recommandé et améliorateur, com o nome de Sauvignon Gris e não Fié Gris, e mesmo assim com o plantio de no máximo de 10% das castas brancas do vinhedo e não podendo ter um vinho varietal da mesma.

Interessante, que depois disso, variedade da Sauvignon Gris, foi plantada na AOC Saint-Bris (AOC de Bourgogne, criada em 2003, exclusiva para as castas Sauvignon Blanc e Gris) e é permitido ter varietal da Sauvignon Gris, como é o caso do Goissot Saint-Bris Corps de Garde Fié Gris 2009.

Os vinhos brancos de Bordeaux sempre usaram uma pequena porcentagem de Sauvignon Gris em seus vinhos, como é o caso do Château Pape Clement Blanc, Château Haut Brion Blanc, Smith haut Lafite e outros.

Hoje em dia já temos alguns vinhos 100% Sauvignon Gris em Bordeaux.

No Chile sei que tem plantada em vários lugares, como na Casa Marin, Leyda e Cousino Macul, embora acredito que o vinhedo mais antigo é o da Casa Silva, em Angostura, que tem vinhedos de Sauvignon Gris plantado em 1912, com mudas trazidas da França.

No Uruguai tem na Filgueira, aonde o vinhedo de Sauvignon Gris foi plantado em 1998, pelo que deu para ver da placa de identificação do vinhedo.

Abs,

Luiz Otávio

Um site WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: